Eventos

 Evento final de apresentação pública do PIAAC-AMAL em Faro! 

 

No dia 4 de junho de 2019, centenas de pessoas assistiram ao evento final de apresentação pública do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas da AMAL (PIAAC-AMAL) que decorreu no Grande Auditório da Universidade do Algarve, em Gambelas (Faro). Este evento contou com a presença de Sua Excelência a Ministra do Mar, Engª Ana Paula Vitorino (VER Multimédia > Vídeos).

Neste evento foram ainda anunciados os vencedores das Olimpíadas das Alterações Climáticas (VER Atividades > Olimpíadas).
 




 

 O Espetáculo Interativo do ClimAAA vai estar em Lagos! 

 

No dia 15 de dezembro, várias crianças passarão a noite na Biblioteca Municipal de Lagos entre livros e atividades, no âmbito do evento Uma (Grande) Noite na Biblioteca!

O Espetáculo Interativo do ClimAAA integra o programa deste evento, levando as Alterações Climáticas aos mais novos, ansiosos por saber que surpresas lhes reserva esta noite, e aos seus pais (VER Atividades > Espetáculo Interativo).

Uma Noite na Biblioteca Lagos.jpg
Final2.jpg

 Portimão recebe o Espetáculo Interativo do ClimAAA! 

 

No âmbito das Comemorações do Dia da Cidade, que se celebra no dia 11 de dezembro, a população é convidada a participar em várias atividades. Este ano, Portimão definiu a Solidariedade como o tema central desta iniciativa.

Visando sensibilizar as comunidades locais para o tema das Alterações Climáticas, o Espetáculo Interativo do ClimAAA integra o programa no dia 15 de dezembro (VER Atividades > Espetáculo Interativo).

 O Espetáculo Interativo do ClimAAA chega a Monchique! 

 

Durante o mês de dezembro, o evento Monchique Serra Natal concretiza um programa repleto de atividades dedicadas à quadra natalícia que visam proporcionar animados momentos de convívio à população do concelho e visitantes.

No dia 14 de dezembro, uma dessas atividades é o nosso Espetáculo Interativo sobre Alterações Climáticas que tem como objetivo sensibilizar as pessoas para o tema de uma forma divertida (VER Atividades > Espetáculo Interativo).

Monchique Serra Natal.jpg

 Vila do Bispo recebe o Espetáculo Interativo do ClimAAA! 

 

A Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Vila do Bispo vai organizar uma Feira de Natal nos dias 8 e 9 de dezembro de 2018, onde haverá artesanato, petiscos, doçaria regional, música ao vivo e muitas outras atividades para crianças e adultos.

Integrado neste evento, o Espetáculo Interativo do ClimAAA leva, no dia 8 de dezembro, as Alterações Climáticas até à população do concelho (VER Atividades > Espetáculo Interativo).

 O Espetáculo Interativo do ClimAAA chega a Silves! 

 

Entre os dias 6 de dezembro de 2018 e 6 de janeiro de 2019, haverá uma nova edição do evento Silves Alegria de Natal! Nestes dias, a Praça Al-Muthamid irá acolher uma pista de gelo e transformar-se num amplo local de convívio com vários momentos de animação.

Com o objetivo de sensibilizar a população do concelho para as Alterações Climáticas, o Espetáculo Interativo do ClimAAA integra o programa deste evento no dia 8 de dezembro (VER Atividades > Espetáculo Interativo).

silves-alegria-do-natal.jpg

 O Espetáculo Interativo do ClimAAA vai estar em Aljezur! 

 

O Festival da Batata-doce de Aljezur é uma iniciativa conjunta do Município de Aljezur e da Associação dos Produtores da Batata-doce de Aljezur que visa a promoção dos sabores e saberes tradicionais, destacando-se a afamada batata-doce desta região. Este ano acontece entre 30 de novembro e 2 de dezembro.

O Espetáculo Interativo do ClimAAA estará presente neste evento, no dia 30 de novembro, para levar as Alterações Climáticas até à população do concelho (VER Atividades > Espetáculo Interativo).

 Faro vai receber o Espetáculo Interativo do ClimAAA! 

 

O CLIMA 2018 - V Congresso Nacional sobre Alterações Climáticas irá decorrer, nos dias 22 e 23 de novembro de 2018, na Universidade do Algarve, em Faro, e terá como tema central os desafios decorrentes da adaptação às Alterações Climáticas. Este Congresso é já uma referência sobre o tema em Portugal.

No dia 23 de novembro, a finalizar o evento Adaptação às Alterações Climáticas na Região do Algarve (Plano Intermunicipal - AMAL), um evento gratuito e aberto a todos os interessados, organizado pelo ClimAAA no âmbito do CLIMA 2018, realizar-se-á o Espetáculo Interativo do ClimAAA (VER Atividades > Espetáculo Interativo).

APEA CLIMA 2018.jpg

 O Espetáculo Interativo do ClimAAA vai estar em Alcoutim! 

 

O Município de Alcoutim, em colaboração com a ADECMAR, organiza este ano a décima primeira edição da Feira da Perdiz. Neste evento, que irá decorrer no Pavilhão Municipal, em Martim Longo, nos dias 10 e 11 de novembro, promovem-se as condições cinegéticas do concelho e os produtos característicos deste território.

Visando levar as Alterações Climáticas à população do concelho, o Espetáculo Interativo do ClimAAA estará presente neste evento, no dia 11 de novembro (VER Atividades > Espetáculo Interativo).

 Loulé é o próximo município a receber o Espetáculo Interativo! 

 

A Câmara Municipal de Loulé planeou um conjunto de iniciativas que assinalam a Semana Europeia da Mobilidade (de 16 a 22 de setembro). Um dos eventos a destacar é o PARK(ing) Day – Ocupa do teu lugar na cidade que visa apresentar uma mostra alargada e demonstrações de diversos produtos e serviços referentes ao tema.

Integrado neste evento, que se realiza no dia 21 de setembro de 2018, o Espetáculo Interativo do ClimAAA irá contribuir para sensibilizar o público em geral para a importância das Alterações Climáticas (VER Atividades > Espetáculo Interativo).

Poster PARKing DAY.jpg

 O ClimAAA segue agora rumo a Tavira, com o Espetáculo Interativo! 

 

Tavira é a comunidade representativa de Portugal na inscrição da Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial da UNESCO. No âmbito do Plano de Salvaguarda organiza, entre 6 e 9 de setembro, a sexta edição da Feira da Dieta Mediterrânica.

O ClimAAA estará presente neste evento, no dia 8 de setembro, com o Espetáculo Interativo que irá levar as Alterações Climáticas a todos os municípios do Algarve! Assista ao Espetáculo num dos dois horários previstos (VER Atividades > Espetáculo Interativo).

Poster_Feira_da_Dieta_Mediterrânica.PNG

Já aconteceram:

17 a 26 de agosto de 2018

A FATACIL - Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria, é considerada a maior feira a Sul do Tejo. Na última edição contou com cerca de 700 expositores e mais de 170 000 visitantes. O ClimAAA esteve presente no expositor da Universidade do Algarve, com várias atividades de sensibilização sobre as Alterações Climáticas. No primeiro dia da feira, 17 de agosto, realizou-se o primeiro seminário destinado ao público em geral "Ação Climática: o Algarve em Adaptação!" (VER Atividades > Seminários) e o Espetáculo Interativo de Lagoa.

16 de outubro de 2017

 

Na sede da AMAL, em Faro, foi realizada uma reunião inicial de envolvimento com os técnicos dos municípios onde foi apresentado o projeto, com o cronograma dos trabalhos e com as propostas de cada uma das fases do projeto. Foram disponibilizados vários documentos, nomeadamente o manual sobre a metodologia ADAM que o PO SEUR pede para utilizar e documentos sobre a integração e adaptação no planeamento municipal. Foram, também, apresentados os principais objetivos do projeto, os principais problemas de adaptação e as barreiras existentes a este processo.

 

07 de julho de 2017

 

No âmbito do Seminário de Lançamento do Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Município de Lagos, foi realizada uma comunicação oral com o título “Boas práticas de adaptação ao nível regional: O Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Algarve”. Este Seminário foi realizado, no dia 7 de julho de 2017, no Auditório do Edifício Paços do Concelho Séc. XXI, em Lagos.

 

© 2018 ClimAAA